18/04/2009

Dengue - sinônimo de ignorância

Todos os dias estamos assistindo através dos meios de comunicação, o crescente número de casos de dengue em nosso país, porém, em nossa cidade percebemos que estes números crescem em progressão geométrica.

Vamos direto ao assunto. Não existe outra maneira para eliminarmos o mosquito transmissor da doença (Aedes aegipty), senão pela prevenção.

A população tem que acordar para este fato, não adianta jogar a responsabilidade para o poder público, (que também tem sua parcela de culpa), pois, se cada habitante deste município não trabalhar de forma preventiva, ou seja, cuidando de maneira civilizada e higiênica de sua residência ou terreno, de nada adianta as campanhas veiculadas na imprensa sobre o combate ao “poderoso” mosquito.

Será que está faltando informação, sobre como combater o mosquito transmissor? Ora, a população está “careca” de saber como se combate esta terrível doença, afinal, há anos acompanhamos pela imprensa, de “como fazer o dever de casa”, porém, grande parte desta população, não está “dando a mínima para o mosquito”, se comportando, como se fossem ignorantes no assunto, ou imunes à doença, transformando suas residências e terrenos em verdadeiras maternidades de mosquitos.

Vamos acordar enquanto há tempo. Não podemos deixar esta doença continuar matando pessoas, por conta de uma suposta ignorância, aliás, pessoas estão morrendo em nosso município, de dengue, e o que mais assusta, é que, segundo o setor de endemias de Tangará da Serra, em matéria veiculada no jornal Diário da Serra em 09/04/09, a população está em alerta para o início de uma epidemia de dengue hemorrágica em nosso município.

A dengue não poupa ninguém – ricos e pobres, famosos e anônimos, e seu controle exige uma mudança de comportamento das pessoas. Estamos falando de medidas de prevenção, ações básicas de higiene e educação, caso contrário, o mosquito transmissor (dengue) continuará causando tristeza para muitas famílias, que estarão velando os corpos de seus entes queridos, especialmente crianças, que possuem o sistema imunológico mais frágil.

Se a dengue continuar neste absurdo índice de aumento (principalmente a hemorrágica), o município de Tangará da Serra, infelizmente terá que decretar situação de emergência, o que será lamentável, pois demonstrará oficialmente a incompetência da população (e do poder público), e sua suposta ignorância, em combater a proliferação da doença.

Portanto, não adianta acender vela preta, usar inseticidas ou repelentes, etc. Doce ilusão: não há feitiço que combata a dengue, só estaremos seguros se houver a conscientização da população (e do poder público), em atacar as larvas e os mosquitos ao mesmo tempo, bem como, eliminar o criadouro da suposta ignorância que parte da população demonstra sobre o assunto, dando a entender que: “não é comigo”, “isto é problema do poder público”, “enquanto não me atingir, tudo bem”, etc. etc.

Henrique Cristóvão Almeida, Professor e Advogado em Tangará da Serra/MT.

Nenhum comentário: