03/04/2009

Desabafo de um professor que luta pela Unemat

"Temos vivido e sentido na pele nos últimos dois anos situações extremamente desgastantes, onde a Instituição Unemat aparece no olho do furacão!!

De um lado a reitoria (reitor, vice reitor, pró reitores que se esquecem que são representantes da Instituição Unemat) vem cometendo erros básicos de gestão (seja por inocência ou incompetência), como exemplo, planejamento mal elaborado (ou inexistente), falta de aplicação de leis, falta de elaboração de procedimentos internos, ou na falta de política clara de ensino, pesquisa e extensão, entre outros.

Por outro lado temos um sindicato ultrapassado, que ainda vive à época das revoluções trabalhistas européias onde tudo teria que ser à base de greve ou piquete, esses movimentos sem a mínima capacidade de negociação ou de propor melhorias (nessa época isso até se justificava, pois o patrão não abria condições de flexibilização e a mão de obra era pouco preparada). Atualmente a maioria dos sindicatos evoluiu e obtiveram muitas vantagens com essa evolução, se tornaram mais flexíveis (o que possibilitou uma aproximação com os empresários), investiram em conhecimento (entendem a situação do mercado e até onde podem chegar) aprenderam a negociar (quando sentam a mesa sabem o que estão falando). Isso tudo possibilitou a flexibilização das relações trabalhistas, onde o mais importante é o ganha-ganha, ou seja, o grande foco é manter o emprego (sem exploração ou demissão) e a relação de confiança entre patrão e empregado. Isso vem dando certo, inclusive quando necessário patrões e sindicato sentam juntos na proposição de melhorias.

O que ocorre é que a briga pelo poder dentro da instituição está tomando conta de uma discussão que deveria ser em prol da Unemat. Os ataques pessoais de ambas as partes é evidente em cada discurso. Com isso a Instituição Unemat vem se acabando, perdendo inclusive credibilidade junto à população.

A reitoria não faz porque não é bom politicamente (ou por incompetência) e o sindicado apedreja com críticas destrutivas á pessoa do reitor, vice e pró reitores (se esquecendo que eles representam a instituição e a comunidade acadêmica, feliz ou infelizmente) sem proposta de melhorias, fazendo com que discussões pequenas que poderiam ser resolvidas internamente tomem proporções grandiosas devido a factóides que chegam até a imprensa. Onde está a preocupação de ambas as partes com a Instituição Unemat?

A reitoria quer condensar o calendário acadêmico para que o déficit não aumente ainda mais e o sindicato diz que é inconcebível por não consultarem as instâncias superiores e que acarretará prejuízos aos acadêmicos e professores interinos, porém ao mesmo tempo em que critica, delibera em uma assembléia, de minoria absoluta de docentes, que poderá fazer greve e ocupação da reitoria e coordenação de campi. Ora onde está a lógica disso? Se a reitoria condensar aulas traz prejuízos, fazer greve não traz prejuízos? Isso mostra evidentemente que a Instituição Unemat está em segundo plano e que a briga por interesses de grupos toma maior importância.

Porque o sindicato e reitoria não buscam solucionar esse e outros problemas com diálogo? Ou se não der porque não acionam o Ministério Público, já que dizem que as ações são ilegais ou inconcebíveis?

Uma das poucas vezes (talvez a única) que trabalharam em conjunto (reitoria e sindicato) em prol da Instituição Unemat tivemos a aprovação de uma nova lei para a carreira 320 e 321 (docente e técnica respectivamente) e uma lei para novas diretrizes institucionais 319.

O que vemos hoje na Unemat é justamente um enfrentamento pessoal (entre reitoria e sindicato), que já está levando a Unemat á destruição, onde a reitoria e sindicato de digladiam em busca de um poder para um pequeno grupo, se esquecendo da Instituição e sua importância para todo o Estado.

A sociedade mato-grossense deve se aproximar da Unemat e verificar in loco que a grande maioria dos professores, técnicos e alunos não está tomando partido nem de Reitoria nem de Sindicato, pois sabem que essa luta não representa melhorias da Instituição Unemat. Os que de fato querem trabalhar e estudar estão cumprindo rigorosamente com seu papel, ministrando aulas, fazendo pesquisa e extensão, os alunos assistindo suas aulas, e os técnicos despachando em seus respectivos departamentos. Esses sim querem uma Unemat sem politicagem (de reitoria e sindicato) e que esta cresça, trabalhando dobrado se preciso for, e sem reclamar. Vejam de fato quantos (professores, alunos e funcionários) ficam fazendo movimento em seus campi (seja contra ou a favor de reitoria ou sindicato), são muito poucos, para não dizer que são em número inexpressivo. A maioria não participa não é por medo de retaliação (da reitoria ou sindicato), mas porque são compromissados com seus afazeres dentro da instituição e não querem participar desse jogo sujo pelo poder. Esses sim querem uma Unemat Melhor e estão fazendo sua parte, se dedicando à instituição que tão bem os acolheu e de onde tiram seu “ganha pão” para o sustento de suas famílias.

É duro ver na mídia um monte de inverdades sobre uma instituição, que você tanto admira e tanto quer que cresça e se solidifique, principalmente vindo de pessoas que infelizmente representam uma minoria.

Gostaria que as pessoas (sociedade mato-grossense, imprensa, etc.) não “comam” apenas do que estão dando (reitoria ou sindicato). Não publiquem apenas informações que denigram a imagem de uma instituição que representa muito do povo e que não pode ter seu nome jogado no lixo como está sendo feito, mesmo que essas informações sejam repassadas por pessoas que se dizem responsáveis pela instituição, verifiquem se de fato o que está colocado é a verdade ou a vontade da maioria.

Um basta a esses que não representam a instituição como deveriam e a coloca em segundo plano em prol de uma minoria interesseira!!!!!

Vou lutar para que a Instituição Unemat não sucumba, mas não será com palavras destrutivas ou utilizando a instituição como trampolim político, vou lutar trabalhando muito e me dedicando à melhoria contínua da Instituição Unemat.

Sou a favor de uma Unemat Melhor, sem politicagem ou agitadores, sou em prol da Instituição Unemat.

Assina: um professor da Unemat de Tangará da Serra
03-04-09

Nenhum comentário: