29/11/2007

Entrega de certificados da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no CMEF Antenor Soares/Tangará

Praticamente é a única Olimpíada dirigida a estudantes do Ensino Fundamental e Médio no Brasil que entrega certificados em cerimônia própria, já há 10 anos, na Coordenação do Astrônomo Dr. João Batista Canalle.

No primeiro semestre deste ano vários alunos do CMEF realizaram uma Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, onde tiveram a oportunidade de responder diversas questões de múltipla escolha. Após serem corrigidas e endereçadas para registro e confirmação na sede da OBA na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro foram emitidos e enviados os devidos certificados à escola, ficando a critério da direção Professor Izaias Domingos e do Professor responsável, no caso Prof. Felisberto Pereira da Cruz a montar uma cerimônia com a presença de autoridades educacionais, políticas e civis, bem como a mídia local e entregar os certificados e medalhas aos participantes, alunos e professores (as) envolvidos diretamente na aplicação da OBA, é o que se fez hoje dia 29/11/2007, a partir das 16h em dependências da escola.

Participam no caso, 144 alunos do Ensino Fundamental, e 08 professores (as). Em destaque para os alunos (as) Marcela Áurea Brandão, média: 7,30, Rodrigo Gomes Pereira: 5,80, Maria Karholayne Pereira Rocha: 5,70, Pablo Henrique Massarolli; 5,30 e Tiago José Betoni com média 5,00.

Em outubro passado, estive em Passa Quatro, Sul de Minas Gerais, participando de uma Formação Continuada de Astronomia, Astronáutica e Astrofísica, ministrada por cientistas, astrônomos e físicos, também oferecida pela Direção da OBA e com a maior parte das despesas de transporte e estadia pagas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, pude observar; planetas como Júpiter e 04 de seus satélites naturais (ele tem 63), a Alfa de Centauro, Constelações, etc., todos com telescópios eletrônicos.

Aprendi a fabricar luneta simples, ouvi palestras, assisti a filmes e slides com explanações cientificamente comprovadas, aprendi a achar as Coordenadas N e S com a sombra humana projetada pelo Sol, vi e montei um Relógio do Sol, várias palestras concernentes ao Sistema Solar Revisto, as Novas descobertas dos Exoplanetas, da Nuvem de Oort ou Ninho dos Cometas no Sistema Solar, Pulsares, Explosões Cósmicas, do Grumo; um aglomerado de gases extremamente frio, de onde surgem ou são formadas as estrelas, ou seja muitas informações sobre “O Céu sobre as nossas cabeças” no dizer do astrônomo e cientista José Renan de Medeiros - UFRN, que foi categórico em pedir aos professores para que mostre aos nossos alunos (as) que o que ensinamos nos faz parte de um equilíbrio, pois todos, tanto nós animais, como os vegetais e os minerais são feitos com uma parte de cada um de nós e nós deles e que as estrelas assim como nós, nascem, vivem e morrem, passando o que sobra para outras dimensões,... que possivelmente reaparecerão novamente (?). E que todos seres humanos temos “um Céu sobre a cabeça e muitos Céus dentro da cabeça e que o entendimento desses Céus depende de nossa razão!”

Entendo que nós os professores (as) devemos fazer com que a criança, pré-adolescente e o jovem, conheçam o funcionamento do Universo para que compreenda que somos todos ’manos’, viemos de um mesmo lugar e somos feitos das mesmas matérias existentes no Universo. O que muda é a quantidade e o jeitão ou comportamento individual e coletivo de cada um. Se assim compreendemos, seremos mais humanos entre si e com a natureza co-irmã, daí sim “Estaremos de mãos dadas, dançando uma Ciranda em volta da Terra”, e respeitando-a como deve, as ‘picuinhas’ religiosas, políticas e outras devem ser relevadas e somente conteúdos justos e próprios serem ministrados aos nossos educando.

Conhecer esse Céu sobre as nossas cabeças, para entender e se prevenir ou usufruir desse conhecimento, tem sido ao longo dos anos o grande desafio da humanidade, se os primitivos com medo das tempestades dos raios e trovões, descobriram como se adaptar a eles, pelo sofrimento e a olho nu, hoje as grandes sondas viajam a velocidades incríveis pelo Universo nos mandando informações fantásticas, como foram as Pionner, as Voyger e atualmente a Hubble e outras mais modernas virão. Esses conhecimentos deverão ser divulgados a todos os homens e mulheres conscientes de sua cidadania.

Sabemos que a astronomia tem oferecido conhecimentos diversos sobre os espectros da luz para o uso industrial e comercial, invenção e uso de sondas, satélites, foguetes e materiais de alta resistência ao calor, ao frio, ao atrito etc. todos de grande contribuição para a humanidade. Esse é o principal objetivo da OBA; difundir o trabalho dos laboratórios de astronomia, do conhecimento científico, da particularidade brasileira e único país da América Latina a dominar esse conhecimento, e pôr em prática, como a confecção e lançamento de satélites e foguetes, como exemplo: Alcântara no Maranhão, a UFRJ, São Bernardo do Campo/SP e outros locais, bem como descobrir talentos nos nossos jovens e futuros cientistas.

Apelamos aqui, principalmente para nossos colegas geógrafos que não deixem de fazer a OBA em suas escolas. Nesse ano muitos alunos com médias acima de 9,0 foram à Passa Quatro/MG num encontro formativo de alta qualidade e depois os melhores classificados foram à Ucrânia para maiores conhecimentos da astronomia. Privá-los dessa oportunidade é esquecer de certa forma o nosso papel como educadores.

Profº. Felis - Tangará da Serra/MT, 29/11/2007
E-mail: felisberto.cefaprotga@gmail.com

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