29/11/2007

MEC aponta 28 metas para MT

Na tentativa de reverter o fraco desempenho de alunos do Ensino Básico de Mato Grosso nas mais recentes avaliações nacionais, o Estado terá de cumprir 28 metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os mais recentes indicadores demonstram que o Estado alcançou a 23ª posição no Exame Nacional de Ensino Médio entre os 27 unidades da Federação, com nota média de 47,96. A região Centro-Oeste alcançou média de 50.96.

Mato Grosso também ficou abaixo da média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo governo federal para medir a qualidade da educação oferecida no Brasil. Os 3,6 pontos alcançados em 2005, estão abaixo da média nacional, que ficou em 3,8 pontos e deverão subir para 6 até o ano de 2022.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, existem cerca de 500 mil alunos na Educação Básica no Estado. As metas previstas enfocam a valorização do profissional, combate a repetência e fomento aos conselhos escolares, dentre uma série de medidas, que visam ainda a gestão transparente nas unidades escolares e parcerias com à comunidade escolar, além da divulgação dos resultados obtidos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, citou, em Cuiabá, que o Plano Nacional de Educação propõe o repasse imediato de verbas para as escolas que atingirem um bom desempenho no Ideb, mas pondera que àquelas que apresentarem pífio desempenho já estão recebendo atenção redobrada. "A natureza do apoio é que muda para que possamos averiguar as razões da falta de sucesso".

Em Mato Grosso, 21 municípios terão atendimento personalizado do MEC. O ministro também afirmou que MT já encaminhou e, possui, um dos melhores Planos Estaduais de Educação. " Precisamos ambicionar metas de qualidade".

Durante coletiva, o ministro afirmou que se a CPMF for aprovada mais R$ 4 bilhões serão investidos na área pelos próximos 4 anos, "A aplicação de recursos em serviços públicos depende de arrecadação. Não somos reféns do sistema, mas é assim que funciona. Precisamos ter orçamento compatível para investimentos na área de saúde, educação".

O ministro anunciou a expansão dos Centro Federais Tecnológicos, para todas cidades-pólo, como Rondonópolis, Juína, Barra do Garças, Confresa e Campo Novo dos Parecis.

Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário: