A 296º Zona Eleitoral de São Bernardo do Campo decidiu na sexta-feira (10/10) tirar uma matéria que a Folha de S.Paulo publicou e a Folha Online colocou no ar, envolvendo o candidato à Prefeitura de São Bernardo e ex-ministro da Previdência Social Luiz Marinho (PT).
Em outubro de 2005, os veículos publicaram uma matéria que reproduzia uma entrevista do ex-gerente de Recursos Humanos da Volkswagen Klaus Joachim Gebauer a um jornal alemão, em que ele fez uma denúncia: Luiz Marinho teria usado o dinheiro da empresa para ir a uma boate.
Marinho é ex-sindicalista da CUT, em São Paulo. Ele e a Volks, na ocasião, negaram a afirmação.
A decisão do juiz Wagner Roby Gídaro é em caráter liminar. O advogado da Folha, Maurício de Carvalho Araújo, acredita que será revertida em breve. “É uma decisão que não vai se confirmar”, disse.
O advogado da Coligação São Bernardo para Todos, que representa o candidato Luiz Marinho, Marcos Moreira, alega que, durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de São Bernardo, pessoas ligadas ao candidato de oposição encaminharam emails com o link da matéria, para prejudicar o candidato do PT.
“A matéria da Folha se referia a um fato que não teve continuidade (pela mídia). Desde 2005, está ‘voando’ pela Internet, sobre uma situação que não aconteceu”, disse Marcos Moreira. “Houve prejuízo eleitoral”, continuou.
O advogado da Folha argumenta: “Em vez de ir atrás de quem encaminhou os emails, a Justiça tirou o link do ar. Quem está supostamente difamando Luiz Marinho são estas pessoas, e não o jornal”.
O advogado da Coligação São Bernardo para Todos disse também que fez um Boletim de Ocorrência para apurar quem estaria por trás das mensagens.
A Folha Online não forneceu a matéria para a imprensa, alegando estar em desacordo com a determinação judicial.
13/10/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário